Quem nunca bebeu café depois da refeição que atire a primeira pedra! Esse hábito é tão antigo que já não se sabe mais exatamente como ele começou. Isto é, se você gosta de tomar um copinho do líquido preto mais amado do mundo, saiba que você está repetindo uma tradição de, literalmente, séculos!
E o cafezinho não está presente somente nestas horas: ele também está na mesa do café da manhã, nas reuniões de trabalho, naquele encontro romântico, e em formas diferentes, como doces e balas.
O café possui diversos benefícios para a saúde, mas também é preciso cuidar do seu consumo, especialmente após as refeições! Se por um lado, ele ativa o nosso corpo; por outro, ele pode afetar a absorção de alguns minerais e vitaminas (apenas quando consumido imediatamente após a comida).
Nos próximos parágrafos, vamos falar um pouco mais sobre ele e como você pode consumir da melhor forma o seu cafezinho.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ
Você, provavelmente, já ouviu diversas vezes sobre os muitos benefícios do café: ele ajuda a emagrecer, ajuda na cognição mental, ajuda no combate a diversas doenças etc. Mas o que é verdade no consumo do café? Será que ele é realmente benéfico para o corpo?
A resposta é sim! O café possui diversos benefícios diferentes e auxilia até mesmo a aumentar o tempo de vida de um indivíduo, segundo estudo publicado em um periódico europeu.
Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios conhecidos do café:
- Melhora a concentração e a memória;
- Reduz problemas no fígado;
- Ajuda na prevenção a diversos tipos de câncer;
- Contribui para evitar doenças cardiovasculares;
- Previne o diabetes;
- Ajuda a evitar quadros de envelhecimento precoce.
Para saber sobre estes e outros benefícios do consumo regular do café, leia mais em nosso artigo.
POSSO TOMAR CAFÉ DEPOIS DO ALMOÇO?
Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem atualmente. Além de um hábito pessoal, é uma ocasião social que serve para conversar e socializar, o que é um ponto fundamental para o ser humano, seja entre amigos, entre colegas de trabalho ou com seus chefes. Porém, é preciso evitar!
Isto acontece porque a cafeína e algumas substâncias presentes no café (taninos e polifenóis) competem com as vitaminas na hora da absorção pelo estômago e intestino. Ou seja, existe a redução nas vitaminas que o seu corpo aproveita nessa hora.
Para evitar esse problema, siga as dicas abaixo:
- Opte por esperar um tempinho após a refeição para tomar o café (cerca de 40 minutos a 1 hora) e prefira tomar adoçado com adoçantes naturais ou com adoçantes artificiais, evitando o açúcar refinado;
- Em relação à sociabilidade, parte importante da cultura do café, tente ter um horário à tarde, após as refeições, para consumir a bebida ao lado de colegas e chefes. É bem mais gostoso e saudável, além de evitar o consumo com a barriga cheia;
- Se você toma o café para evitar o sono após a refeição, tente substituir pelos chás verde ou preto que têm um efeito bem parecido e podem ser consumidos em até meia hora após a refeição. Lembrando sempre que o chá também pode ser adoçado com sucralose, stevia e outras opções de adoçantes.
E se você está em dúvida sobre quanto café pode consumir ao dia sem riscos, estudos mostram que apenas acima de 700ml o café começa a demonstrar problemas para um indivíduo a longo prazo. Por isso, se você toma café aos poucos ao longo do dia sem exagero, dificilmente ele vai afetar você!
fonte: https://blog.dona.com.br/