FONTE: Imprensa/ACECAP
Para O Município

A ACECAP – Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista começou o ano com um cronograma de visitas técnicas com o propósito de gerar aprendizado, troca de experiências e inovações, além de novas possibilidades de negócios para os produtores associados.
No dia 6 de janeiro, um grupo de aproximadamente 50 produtores de café do Circuito das Águas Paulista visitou as instalações do recém inaugurado armazém da OFI (Olam Food Ingredients), em Espírito Santo do Pinhal, região estratégica para escoar o café para o exterior. O armazém principal da maior exportadora de café do Brasil atualmente conta com 13.000 m2, com capacidade de armazenagem para 370 mil sacas de café, com projeto de chegar a 55.000 m2, podendo armazenar mais de 1 milhão de sacas de café.
A OFI é uma líder global que oferece ingredientes e soluções para alimentos e bebidas mundialmente, presente em mais de 50 países.
No Brasil desde 2002, opera atualmente com café, cacau e pimenta a partir de 32 localidades em 11 estados.
Os produtores da ACECAP foram recepcionados com um café da manhã e puderam participar de uma apresentação com Daniel Araújo (Supervisor da OFI Espírito Santo do Pinhal), Patrícia Pereira (Analista de Sustentabilidade) e Lucian Márcio (Atendimento Comercial), além de funcionários de diversos departamentos. Durante a visita, os produtores puderam conhecer o funcionamento, as modalidades de armazenamento e de vendas, com soluções para comercialização, retirada, armazenagem, rebeneficiamento até
exportação; além do novo aplicativo de relacionamento e transações – ofi Direct, que opera conectado diretamente com a bolsa de valores e cotação do dólar.
O aplicativo já é responsável por mais de 90% das transações de café da ofi, com a adesão de usuários das principais regionais cafeeiras do Brasil, seja Arábica ou Robusta, incluindo os cafés especiais, que vem ganhando espaço no gosto do consumidor mundial. A ferramenta foi apresentada como uma diversificação de canal de venda para os produ-tores, que podem ter o seu café exportado para o mundo todo, podendo ser comercializado para grandes players do mercado, até mesmo os que tem certificações e exigências específicas.
Segundo a presidente da ACECAP, Silvia Fonte, a visita à OFI abriu possibilidades para destacar a região do Circuito das Águas Paulista como produtora de cafés especiais mundialmente, e para os produtores terem a opção de comercializar os cafés especiais dessa importante região cafeeira brasileira para o mundo. “Além das parcerias para capacitação e melhorias nas propriedades com os projetos de sustentabilidade, que vem ao encontro dos objetivos da ACECAP a OFI mostrou como a tecnologia chegou até os empresários cafeicultores pequenos e familiares e o quanto agregou valor”, completou.
O produtor de Socorro, David Tassara, ressaltou a importância da visita técnica, desde conhecer a estrutura do armazém da ofi às alternativas para exportação e comercialização para os associados e para o café do Circuito das Aguas Paulista.
Em maio, a associação estará trazendo a OFI com seu laboratório móvel em Serra Negra para divulgação de seus serviços de comercialização de cafés e aproximação com os produtores que querem avaliar seus lotes de café e ter um atendimento personalizado.
Vem aí – A próxima agenda da ACECAP será no dia 10 de feve-reiro, uma Missão Empresarial para Torrinha/SP, para conhecer um pouco mais sobre a governança local e a associação CAFENATO.
Fonte: https://www.jornalomunicipio.com.br/ edição 07/02/2023